Como decorar no estilo rústico

Alô, alô amantes do estilo rústico como eu (Todo mundo que acompanha o blog tá mesmo cansado de saber), hoje vamos falar um pouquinho desse estilo e de como você pode aplicá-lo  na sua casa, sem ter que de fato que morar numa casa de campo.

Podemos trazer esse conceito de diversas formas, seja adicionando objetos a nossa decoração já existente, já que nos dias de hoje ainda podemos fazer uma bela mistura com outros estilos, seja adicionando móveis, ou através de acabamentos (piso, teto e parede) e texturas (almofadas, tapetes, tecidos diversos). O interessante é poder adaptar esse “pegada” mais natural do rústico de uma forma convidativa e atemporal, a qualquer ambiente mais atual, não precisamos usar tooooodos os móveis de madeira rústica, com parede de tijolo aparente e piso de taco pra ter esse ar campestre, podemos trazer de forma sutil, adaptando aos nossos ambientes mais contemporâneos. Vocês lembram da minha sala na casa que morei logo quando cheguei aqui no interior???

decoracao rustica 2

Voltando a falar sobre o rústico, algumas dicas pra quem também simpatiza, pra quem anda namorando o estilo, pra quem quer trazer o aconchego pra decoração:

Paredes, Pisos e tetos: Nas paredes sempre é usado um acabamento mais grosseiro/rugoso ou com tijolo aparante, o encanto das imperfeições que foge totalmente do habitual. Outro charme fica por conta dos tetos em madeira. Tenho certeza que você já babou  nesse tipo de revestimento, não importa se você vai manter a cor original da madeira, se o teto ficará só com algumas vigas aparente ou com toda madeira pintada de branco. Já o piso pode ser parquetes (madeira) ou com o velho e lindo cimento queimado, que alias é um dos mais procurados ultimamente, por ter um bom custo beneficio.
decoracao rustica1
Cores: Como a madeira é um material quente, a paleta que se encaixa perfeitamente é igualmente quente. Os tons mais usados são os tons terrosos: marrom, bege, ocre, fendi, perola, branco sujo. Ahhh e os tons pasteis também casam muito bem.
Objetos e Acessórios: Você só vai trazer verdadeiramente o rústico pro seu lar, se conseguir sentir a calma do ambiente e a presença da natureza. Apesar de ser um estilo que tem muita informação, temos que usar o bom senso e adequação, pra não fazer aquela misturada de cores e objetos, caso sua intenção não for a “mistureba” (que também tá liberada). Nesse quesito, acessórios acolhedores e simples ganham a vez. Trabalhos artesanais, de estilo country e adornos antigos favorecem a identidade natural. Também são bem vindos cortinas de tecido levinho, estampas floridas, mantas de retalhos, vasos de cimento ou cerâmica e plantas.
Móveis: Os móveis são os de características mais fortes. Antigos, com uma pegada mais rural e com muitas imperfeições. O ferro e a madeira maciça são os materiais mais usados nesse estilo. O mais importante é que o mobiliário se encaixe no tema e que tenha uma boa qualidade.
estilo rustico 1
estilo rustico 2
E onde encontrá-los? No nosso novo parceiro, uma loja incrível com móveis lindos, com um design bacana e que transmitem todos esses conceitos que falamos anteriormente: A Iaza Móveis de Madeira.
Fiz aqui uma listinha com meus itens desejados e preferidos, mas os móveis das três últimas fotos acima também são deles =)
( Já quero MUITO essa mesa de centro, meldeeeeeeus! E esses banquinhos coloridos? Aiiii <3)
wishilist iaza
O melhor de tudo é que o mês de Setembro é o mês de aniversário da Iaza, e em compras acima de R$350,00 você recebe um desconto de R$70,00 na sua primeira compra e muitos produtos já estão com descontos e para pronta-entrega. 

 

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here