Boas ideias para uma área de serviço organizada

A área de serviço é o lugar que geralmente usamos como apoio para a manutenção e organização dos outros cômodos, dividindo o espaço com a lavanderia. Nela armazenamos itens de limpeza, cuidamos das roupas,e não raramente, escondemos nossas bagunças.

Geralmente deixado para segundo plano, é muito comum que esse ambiente fique bagunçado, porque é nele que levamos ferramentas e utensílios que não usamos com frequência, mas como manter esse espaço funcional,prático e organizado? 

Aqui estão dicas valiosas para para assegurar uma disposição harmoniosa de móveis e eletrodomésticos, além de um checklist completo para deixar tudo organizado. 

1- Área de serviço planejada

Avaliar o espaço disponível e pensar na melhor disposição dos móveis e equipamentos é fundamental antes de qualquer coisa. A máquina de lavar roupas, por exemplo, precisa estar próximo a uma saída de água e um ponto de drenagem. Será preciso um lugar para secadora de roupas, ferro elétrico e tábua de passar? Pense sobre isso.  É preciso considerar também o espaço para abertura de portas e tampas de armários e eletrodomésticos. 

Então o primeiro ponto a ser considerado é tudo aquilo que será guardado e instalado na sua área de serviço.

2- Armários e Prateleiras 

A não ser que você more em uma casa grande e espaçosa, apartamento com área de serviço é sempre um espaço pequeno e cheio de limitações, muitas vezes uma extensão da própria cozinha. A instalação de armários e prateleiras são ótimas apostas para organizar sem ocupar o espaço de circulação do ambiente. 

Começando pelos armários, temos três tipos: aquele instalado na parte inferior da bancada, o aéreo e o alto, que vai do chão ao teto, sendo esse último ideal para guardar vassouras, tábuas de passar e um varal dobrável. O aéreo é perfeito para armazenar produtos de limpeza e produtos de lavar roupa, principalmente se você tem criança em casa. Os de bancada, servem também como um espaço para separar roupas antes de colocá-las na máquina. 

Já as prateleiras podem servir para deixar produtos de limpeza que são usados com frequência mais acessíveis, além de servir como suporte para cestos e caixas organizadoras.

3- Cestos e Organizadores

Cestos e caixas organizadoras são essenciais para evitar bagunças na área de serviço. São muitos itens como prendedores, produtos de limpeza de vários tamanhos e embalagens, panos de limpeza e outras quinquilharias, além de ser muito importante separar roupas sujas de roupas limpas. Você também pode optar por ter cestos menores para meias e peças íntimas, simplificando o processo de lavagem. 

4- Ganchos e Suportes 

Para uma lavanderia pequena, uma outra alternativa, é instalar ganchos e suportes nas paredes para pendurar itens como vassouras e rodos (na ausência de um armário para guardá-los), além de outros itens como tábuas de passar roupa e um varal dobrável. 

5- Pouco espaço, equipamento corretos 

Se você tem uma área de serviço pequena em casa, o ideal é que você escolha os eletrodomésticos corretos para otimizar o espaço e a praticidade do dia a dia.

Considere comprar uma lava e seca, ao invés de duas máquinas separadas para cada finalidade. Para tirar o amassado das roupas de forma rápida e prática, opte por um vaporizador de roupas, que dispensa a necessidade de montar uma tábua de passar, ocupando menos espaço. Em relação ao aspirador de pó, os aspiradores verticais são modelos mais compactos e leves, podendo ser armazenados com vassoura e rodo. 

6- Iluminação adequada 

Uma boa iluminação da sua área de serviço é crucial para que o ambiente seja funcional, já que muitas pessoas aproveitam o período da noite, após chegar do trabalho, para fazer serviços domésticos. 

O ideal para esse ambiente é uma iluminação fria que proporciona luz suficiente para todas as atividades, as de LED são uma ótima opção, por serem econômicas e eficientes. Você pode também instalar arandelas em lugares estratégicos, como próximo a máquina de lavar roupas. 

 7- Bancada multifuncional 

Investir em móveis multifuncionais é uma ótima alternativa para a sua área de serviço. Uma bancada pode ser utilizada para dobrar roupas e apoiar cestos. Opte por modelos que tenham gavetas e nichos, com mais compartimentos para armazenar objetos menores como escovas, sacos de lixo, pregadores e outros itens. 

8- A escolha do varal 

Esse é um item muito importante em relação ao espaço disponível na área de lavar roupas. Para quem reside em apartamento pequeno ou não possui uma lava e seca, o varal é indispensável. Opte por modelos que são dobráveis e possam ser guardados quando não estiverem em uso. Uma outra alternativa é instalar um varal de teto para economizar espaço. 

9- Persianas 

Em janelas e esquadrias, opte por persianas de PVC ou de alumínio, que são mais resistentes ao contato com água e produtos químicos, além de mais resistente a umidades. 

Como deixar sua área de serviço sempre limpa

No processo de limpeza da casa e das roupas, é muito fácil aprontar a maior bagunça nesse espaço da casa, tudo que encontramos pelo caminho, vamos deixando esquecido nesse por lá. Limpezas rápidas podem ser eficientes para deixar sua área de serviço em perfeitas condições de funcionamento:

Limpe imediatamente qualquer coisa que for derramada no chão ou nas prateleiras que você guarda produtos e aparelhos.

Mantenha um rolo de toalhas de papel sempre à mão e use-as para enxugar os frascos de produtos antes de guardá-los, mantendo as prateleiras mais limpas. 

Passe o aspirador no chão da área de serviço toda semana e use sempre uma esponja ou um pano limpo e macio umedecido para limpar a parte externa da lavadora e da secadora de roupas, mantendo-as sempre com aparência de novas. 

Use vinagre branco e água, em partes iguais, para limpar todos os eletros e prateleiras, geralmente eles ficam manchados com os respingos de produtos de limpeza. 

Checklist para uma área de serviço organizada e funcional:

  • Máquina de lavar roupas
  • Secadora de lavar roupas
  • Ferro de passar/vaporizador
  • Aspirador de pó convencional ou vertical
  • Móveis multiuso
  • Cestos e Organizadores
  • Ganchos e suportes
  • Luzes de LED e arandelas 
  • Varal de roupas 
  • Persianas resistentes 

Saber como organizar esse espaço da casa, não só facilita as tarefas diárias, como também melhor a sensação de bem-estar, de um ambiente limpo e funcional, sem cara de “quartinho dos fundos”. Ter uma área de serviço otimizada para servir a família, pode tornar mais fácil o planejamento e manutenção das tarefas domésticas de rotina em uma casa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras