Berçário de Suculentas

Há um ano, quando eu me preparava para receber minha caçula, eu decidi que faltava vida na decoração da minha casa. Sim, a designer aqui hoje não vai falar de desenho, mas de plantas. Eu sou péssima com elas, sério. Esqueço de regar, deixo muito ou pouco no sol e o resultado vocês devem imaginar. Cacei na internet “plantas que não morrem” – haha – e me deparei com as suculentas e de quebra, ideias lindas para se fazer com elas. Fui em uma loja de mudas e comprei as minhas mudinhas a R$ 2,50 cada e as trouxe pra casa. Deixei rolar, com meu jeito relapsa com plantas e nenhuma morreu. Mas além disso, percebi que elas cresciam e viravam duas, três. Tirei partes delas dos pequenos vasinhos e plantei em vasos maiores e as bichinhas cresciam que só! É claro que com o nascimento da minha bebê eu não consegui colocar em prática nenhum dos projetinhos que mostrarei pra vocês abaixo, mas ganhei tempo para fazer meu berçário de suculentas!
Como fazer? Compre mudas de suculentas. Retire com cuidado as folhinhas e separe em um ambiente seco. Aqui eu coloco em potinhos de plástico. Deixe alguns dias, em torno de 5 a 10 e perceba que a pontinha da folhinha vai “cicatrizar”, formando uma espécie de casquinha na ponta que saiu do caule. Quando você perceber essa cicatrização, já pode plantar essa folhinha na terra! Se você esperar, também dá certo, a mudinha vai sair na ponta da folha – incrível de lindo 🙂
Dá pra deixar em cima da terra a folhinha com o brotinho que elas se viram sozinhas na maioria das vezes. O segredo é tirar com muito cuidado a folha, não vale cortar ela no meio.

Brotinhos
Aqui as minhas folhinhas começando a criar o brotinho novo
folhinhas2
Aqui outra folha com uma perfeita mini suculenta formando na pontinha!
folhinhas3
Mamãe e as filhinhas, oin!
folhinhas4
A flor que uma delas dá! E a mãe e as filhas que nasceram sozinhas em volta.

As variedades delas são muitas! Dá pra misturar os diversos tipos no mesmo vaso que elas se dão super bem e ficam lindas. Aí você me pergunta. Depois que eu criar, cuidar e ver crescer toda essa bebezada de suculenta, faço o que? Ahhhh, inspire-se abaixo! Há infinitas possibilidades em nosso bom e velho Pinterest, se joga!

E não se esqueça, um pouco de água elas precisam sim tá? Eu rego as minhas 1 vez por semana. Elas vivem dentro e fora de casa numa boa 🙂

inspiracoessuculentas

folhinhas6

Para relembrar! Aqui no Blog temos o post da Gabi mostrando como plantou as suas suculentas para os banheiros

E a dica fofa para presentear com suculentas, muito amor. Aqui.

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

5 Comentários

  1. Legal, Anne! Não sabia porque as minhas não se desenvolviam, não davam mudas! E eu coloco pedrinhas em cima da terra, deve atrapalhar pra brotar naturalmente quando cai folha. Bom saber pra dar uma forcinha pra elas então! Obrigada! beijo

  2. Também sou terrível com plantas, e apesar de já ter assassinado todas as hortinhas que tentei cultivar, minhas suculentas permanecem firmes e fortes pela casa. Ô plantinha resistente!

  3. Olá!
    Primeiro de tudo: Parabéns pelo blog! (estou atrasada, mas é que entrei no mundo da blogsfera agora, e fico feliz em encontrar um blog brasileiro assim)
    Segundo: post muito legal! Eu ADORO suculentas: 1. porque são lindas! 2. porque também sou preguiçosa e esquecida 3. porque também sou mãe e vida bem agitada que não permite se dedicar a lindas plantas todos os dias.

    Logo, adorei o post! já tive muitas suculentas – porque elas são bem assim, uma praga que se reproduz mto fácil…e não me importo porque ficam sempre lindas…adoro o exemplo delas em simples latas e também como um mini jardim!

    Bjos e ótima semana pra vcs!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here