Afinal, qual é a maneira correta de afiar faca?

Essenciais na rotina diária, as facas são utensílios que nos auxiliam tanto no preparo de pratos, como na hora de consumi-los.

Existem facas para diversas ocasiões, e conforme vamos usando, elas acabam precisando de manutenção.

Para que o preparo das comidas ocorra de forma eficiente, alguns chefs e donas de casa sempre verificam as lâminas das facas antes de começar a cozinhar.

Itens necessários e como afiar facas

É possível afiar a faca em casa? Sim, mas você vai precisar de uma chaira, uma pedra de amolar com duas faces, sendo uma mais grossa e outra mais fina, um pano úmido e um recipiente com água.

Pegue a pedra de amolar e coloque no recipiente com água, deixando descansar por pelo menos três horas. Esse processo é fundamental para poder hidratar a pedra para você conseguir afiar a faca da maneira correta.

Depois, retire a barra e coloque-a sobre o pano úmido em cima de uma mesa para ter maior estabilidade, evitando assim acidentes.

A parte grossa da pedra fica para cima, agora pegue a faca que você precisa amolar, passando a faca na pedra da ponta até a base.

Capriche no acabamento

Depois, o acabamento final você faz passando a faca de cozinha do lado fino da pedra. Isso irá proporcionar mais uniformidade.

Finalize com a chaira, deslizando a faca da base até a ponta. A chaira garante apenas que o fio da faca fique certinho, deixando a faca afiada por bastante tempo.

Faça isso com seu conjunto de facas!

 

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here