5 ingredientes pra deixar suas receitas mais saborosas

Há momentos em que tudo o que a gente precisa é aquela comidinha com gosto de casa, de infância, as conhecidas Comidas-conforto, que pode ser também um bolo de milho preparado pelo seu filhote mais novo, haha. Quando se erra feio no trabalho e o chefe não perdoa, quando se briga com o namorado, quando bate aquela saudade da família que mora longe, quando estamos numa TPM braba…

Todo mundo passa por isso e geralmente recorre ao velho brigadeiro de panela pra depois se arrepender das calorias ingeridas a mais. Tá errado? Não, sinceramente acho que deve ser permitido sim comer o que se tem vontade em determinadas horas, até alimentos que não são tão saudáveis, não se culpem.

Mas a proposta aqui é a seguinte: eleja alguns ingredientes especiais e guarde apenas para momentos como estes, porque vamos combinar que vez ou outra é bem bacana comer algo mais phyno né? Você se exercita na cozinha, cura as mágoas e ainda vira a chave da tristeza, hahahhaha.

Com a vida corrida dos tempos atuais nas grandes cidades, saber e ter tempo para cozinhar muito bem mais de 3 ou 4 pratos é quase como ganhar na loteria. Não custa muito continuar jogando, ainda mais agora que o sorteio é 2 vezes por semana, mas é preciso ter um “plano B”, recorrer a alguns alimentos que podem deixar um macarrão com gostinho mais apurado e chique, por exemplo.

Aqui vão algumas sugestões de ingredientes especiais, que transformam o que é corriqueiro em algo lúdico e ainda mais saboroso, ajuda a autoestima e o humor! Simbora:

Cogumelos

Ou você se fixa em um tipo ou varia dentre as inúmeras espécies. Uma comida sempre fica diferente com cogumelos. Sempre penso que comer um fungo é algo bem estranho, mas a verdade é que esses danados são bem amigos da saúde. Contem vitaminas do complexo B, proteínas, fósforo. São fontes de fibras e ainda ajudam a emagrecer, já que reduzem a absorção da gordura no corpo, sabia?

cogumelos 1

Azeite Trufado

Ele é meio caro, mas dura muito tempo, até mais de 1 ano, se usar sem exageros. Há receitas simples, como purê de batatas, que quando se usa este azeite, passam até a incrementar o cardápio de restaurantes finos, tipo purê gourmet, hahaha.

azeite

Açafrão

Taí uma especiaria  que deixa tudo com um gostinho ainda mais especial. Sabia que ele é uma excelente fonte de carboidratos? E te fio mais: é antidepressivo, ajuda a melhorar o humor (não como brigadeiro, coma açafrão, hahaha). Ainda traz benefícios para a pele, olhos, memória e coração. Gente, pra que chocolate? #vamosapelar

orange-saffron1

Flor de sal

Colhido na Noruega, ele tem sabor de minerais e das algas do lugar de onde ele é retirado. Não é baratinho, mas dizem que deixa tudo mais saboroso. Alguém já experimentou?

Flor-de-sal-defumada

Cerejas

Mais acessível, pode ser utilizado em molhos deliciosos, principalmente em carnes assadas. Já tinha pensado nisso?

É bem simples ó:

1 colher de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 1/2 copo de caldo de carne, 1 vidro pequeno de cerejas partidas ao meio, 1/2 xícara de chá de vinho rosé. Numa panela, coloque a manteiga e a farinha, misture até formar uma farofa homogênea e vá acrescentando o caldo de carne aos poucos para não empelotar, mexendo sempre em fogo baixo. Aumente o fogo, acrescente as cerejas e continue mexendo. Por último, acrescente o vinho rosê. Deixe ferver por mais 3 minutos.

cerejas

COMPARTILHE
Ana Medeiros
É a neta de D. Edite. Ana comanda o #ACQMVQ e vive diariamente decorando aqui e ali. Trabalha home office produzindo conteúdo para o blog e outras empresas das internetes. É mãe de dois pioios lindos, ama comer, desaguar nas palavras, e não dispensa uma caipirinha no fim de semana. Sabe que ser livre também é perder o controle, que morar é mais do que habitar e que um abraço apertado é melhor que banheira de ofurô.
Faça seu comentário

2 Comentários

  1. Açafrão (cúrcuma) é vida! Prato obrigatório aqui em casa é um sopão de legumes temperado com cúrcuma e gengibre. Meu marido que ligava sopa a comida de hospital AMA. Knor e Sazon cheios de glutamato monossódico pra que, minha gente? A natureza é perfeita!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here