Decoração de Cartões-Postais desse mundão

 foto10

Tudo que é mania que inclua ficar em casa, não sair para um lugar agitado, aprender um trabalho manual, algo que era feito antigamente pelas vovós e os vovôs… Tudo isso e mais um pouco, pode me convidar que eu topo.E eu já topei coisas demais. Faz anos que tento criar um grupo de leitura com minhas amigas aqui em Brasília que nunca sai do Whatsapp.

Mas a última invenção de todas, depois da coleção de vinil que não foi pra frente devido ao alto custo da matéria-prima, e é sempre invenção pra quem não curte e me olha de fora, é que para a decoração da minha casa resolvi fazer uma parede de cartões-postais. Sim, antigos cartões-portais. Aqueles que a gente mandava nas férias, nas viagens, pros amigos quando não tinha foto revelada, quando a mensagem era rápida, quando queria apenas mostrar uma paisagem interessante.

A primeira coisa que pensei: entro na internet, acho um site legal de cartões e compro uns bacanas desse mundão de meu Deuso pra por na parede e THARÃ! Mas sabe…Recebia cartões da minha melhor amiga na 8ª série dos lugares que ela visitava nas férias e era tão legal. Se fossem apenas fotos, imprimia numa gráfica. Tem que ter algo escrito atrás pra ficar mais legal, né?!

Só que a pessoa não pode fazer as coisas de uma forma fácil! Nãoooo. A pessoa tem que fazer tudo mais difícil. Tem que inventar moda. Tem que gostar de ver o suor do seu trabalho. Não podia ser qualquer cartão-postal desse mundão, tinha que ser original  e tinha que vir com o meu endereço. O único problema é que não conheço tantas pessoas assim fora do meu quadrado Brasília. Fora do avião. E nem sei se conheço gente disposta a ir atrás disso, de sair procurando postal só pra mandar pra minha querida pessoa. Apesar de ser querida. rs

Peço pros meus amigos que estiverem viajando por esse mundão de meu Deus que me mandem cartões postais. Ok…Não tenho tantos amigos assim viajando por aí. Ainda assim: Muito Obrigada, migos da minha vida!!! Maaaaas…Eu quero muitos! Muitos! Muitos!

Dá um google, futuca e procura e aíiiiiii  foi que eu achei essa coisa linda que é o PostCrossing.

O objetivo desse projeto é que você  receba cartões-postais de todo o mundo, gratuitamente. Bem, quase de graça! A idéia principal é que: se você enviar um cartão postal, você receberá um de volta de um Postcrosser aleatório de algum lugar no mundão também, com alguma mensagem.

Eu adorei a ideia de não só mandar alguma coisa boa escrita pra alguém em algum lugar no mundo, mas também receber algo bacana de um lugar desconhecido, de alguém desconhecido, talvez de algum lugar que eu nem conheço nada. Fica muito mais interessante a coleção?! Sim.

Fiz o cadastro e fiquei na maior expectativa pra mandar meu primeiro cartão postal pra Rússia! Uma jornalista como eu com um gato chamado Fidel.  O problema foi achar os cartões-postais. Gente, aqui em Brasília só achei naquele shopping perto da rodoviária e nem eram tão legais assim, mas usei a criatividade +meu inglês tabajara + a empolgação pra mandar minha mensagem+ uma frase em português no final de tudo de Fernando Pessoa . Tudo custou: R$ 4,65 DINHEIROS. Postal: 1,20 e o envio: 3,45.

Essa foi a foto que mandei.

 foto6

Não achei ainda os cartões-postais mais lindos do mundo, mas tentei tirar das coisas que vejo, algo bom sobre elas, algo valioso sobre a nossa cultura, sobre a vida no Brasil. Minha criatividade me manda que imprima minhas fotos no formato de cartão e mande pra esses lugares. Minha preguiça me pede pra comprar. Sabe, os dias estão corridos.

Sobre a Decoração

Entaoces, agora que já comecei a investir para a chegada dos meus cartões-postais, reuni algumas ideias de como colocá-los em casa.  Essa é a primeira.  Pensei em conseguir, de repente num ferro velho, a estrutura e pintar.Mas a ideia é linda, clean…E eu amei os passarinhos e as flores. Acho que mesmo que você não coloque cartões-postais, num cantinho com fotos e outros itens de decoração ficariam charmosos aqui.

 foto4


Todas essas ideias tirei do Pinterest. Foram as que eu mais gostei. Não sei de quem são, mas se vocês conhecerem os donos dessas casas lindas, por favor, me avisem que darei o crédito.Essa janela velha pintada….gente!!!! Que linda! Amei muito a ideia também e estou dividida entre o rústico e algo mais delicado.

foto1

Mais algumas ideias liiiindas pra nós:

foto02

foto05

E fáceis de fazer…

foto8

foto11

Eu não sei ainda quanto do mundo vou conhecer e nem sei se meu objetivo na vida é conhecer o máximo de lugares que conseguir, ainda que saiba que existe tanto lugar lindão por aí. Ver essas imagens desses locais e até ler o que essas pessoas podem me dizer acho tão rico e valioso! Uma experiência maravilhosa e deixar exposto num cantinho em casa pra compartilhar com meus visitantes é bem interessante.

Termino esse post dizendo que estou de portas abertas pra qualquer cartão-postal! hahahah Podem me enviar desde o interior do Brasil, das capitais, do Acre! Gente, ia ser muito legal receber um do Acre! E prometo que mando de volta!

😉

PS: Ministério do Turismo, cadê os cartões-postais do nosso país?!Fala aí onde a gente pode encontrar!!!

30 COMMENTS

  1. Oi Gabi, adorei a ideia!!! Adoro Cartões Postais, moro em uma cidade turística e tentei encontrar cartões para mandar para uma amiga que ta nos EUA e não foi fácil achar. Mas encontrei alguns de uma empresa que faz publicidade em Cartões, tenho uma pequena coleção que juntei com fotos para preencher uma parede. Se interessar tenho alguns ainda.
    Abraços.

  2. Gabiii adoreeeei a ideia de verdade, muito criativa e do bem 🙂
    Sou de São Paulo, irei te enviar um cartão Postal *-*

    Beeijos

  3. Olá Gabi!
    Adorei sua ideia… e as sua inspirações do Pinterest.
    Em agosto vou pro Uruguai manda o endereço que eu te mando um lindão de lá!
    Bjo

    PS: estou feliz que voltaram as postagens do blog. Eeee! Tava sentindo mto falta.

    • @Camilla, meninnaaaaaaa, tava morrendo de saudade dos posts também! Que coisa bacana quevocê vai pro Uruguai! Você faria isso por mim?!!?! Amei! Amei!Mil vezes obrigada!!!! Vou te mandar um email com meu endereço. :)))

  4. Gente que legal, a ideia, o site de troca de postais (que com certeza farei meu cadastro NOW) e saber que você também é de Brasília. Eu acompanho o seu blog a um tempão e nem tchum, hahahha. Depois visita o meu meupedecaju.com.br
    Só não te mando postais porque vc tbm é daqui 🙁
    bjos

  5. Te mando um de Garopaba/SC se quiseres. Amo cartões postais, uso direto esse formato quando produzo algum evento cultural e amei a ideia. Bjbj

  6. Tive o mesmo problema quando entrei no Postcrossing em janeiro. Não achava cartão bonito em lugar nenhum aqui em Curitiba, mas com passar do tempo acabei descobrindo onde comprá-los e fazendo estoque. Não esqueça de decorá-los com adesivos, ficam lindos.
    Já recebi 21 cartões, estão todos em uma caixa que ganhei no dia das mães especialmente para eles. Vou pensar mais nesta idéia de decoração com cartões.
    Você vai amar o Postcrossing, é muito legal chegar em casa e encontrar cartões vindos de todos os cantos do mundo!!!

  7. Oi Gabi, também amo postais e tenho alguns que ganhei ao longo da vida!
    Sou de Brasilia também e já tive um clube de leitura, se for fazer um , tô dentro.
    Me animei a deixar os meus cartões expostos, depois desse post.
    Bj

  8. Existe um site de cadastros para troca de cartões postais entre pessoas do mundo todo, conhece? Eu participei por um tempo, só abandonei por conta da correria da faculdade de arquitetura que não me permitiu passar horas na fila dos correios de Taguatinga. Mas juntei vários! É muito legal!
    http://bluescombrisa.blogspot.com.br/

  9. Oi Gaby,
    Acabei de ver seu post. Eu não sou do Brasil, sou de Cabo Verde, um país pequeno formado por dez ilhas. Já ouviu falar? Se você quiser terei todo o prazer em te enviar um cartão postal. Um abraço

  10. Gabi, durante uma vida eu juntei cartões postais de todo lugar que via disponíveis. Achei que ia usá-los um dia, mas minha casa está (quase) toda decorada e não encontro lugar pra eles. Me envie, por favor, teu endereço que eu acho que poderei colaborar. Abraço!

  11. Fiz diversas mostras de CARTÕES POSTAIS em São Paulo, Sete Lagoas (MG), Belo Horizonte (MG) e Três Lagoas (MS). e no momento em Feira de Santana (BA) até 30 de agosto/2016. Todos os cartões de minha coleção e também as imagens de minha autoria. Tenho milhares de imagens inseridas em cartões postais, vendo e também sou colecionador desses retângulos maravilhosos.
    No momento estou expondo uma parte de meus cartões postais no CUCA – Espaço Cultural em Feira de Santana/BA. até 30 de agosto.
    http://www.flickr.com/postaiscardim
    fotografocardim@hotmail.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here